Ouvidoria
A ouvidoria da Faculdade Brasileira do Recôncavo é um espaço de acolhimento e escuta para toda comunidade acadêmica.
Um espaço criado para o atendimento aos docentes, discentes, colaboradores e também para a comunidade externa com o intuito de ouvir, encaminhar e acompanhar as críticas e sugestões, afim de fortalecer a comunicação entre as diversas esferas institucionais.
Atribuições e Objetivos
Entre as atribuições da Ouvidoria priorizamos: Representar o usuário junto à instituição, viabilizando um canal de comunicação com o público interno e externo; Reportar-se ao Dirigente da Instituição, tendo total respaldo; Atuar com independência e autonomia, tendo como foco da sua atuação o serviço; Estabelecer uma parceria com todos os funcionários, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos; Simplificar procedimentos, facilitando o acesso do usuário à Ouvidoria e agilizando as informações; Não decidir, mas encaminhar a questão à área competente para solucioná-la; Sugerir e recomendar soluções, atuando na prevenção e solução de conflitos; Buscar a correção de erros, omissões e abusos; Ter livre acesso a todos os setores, para poder apurar e propor as soluções que entender cabíveis; Buscar garantir os direitos do usuário; Solicitar o esclarecimento e propor modificações de procedimentos; Dar sempre uma resposta ao interessado; Atender com cortesia e respeito, sem preconceito ou pré-julgamento; Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça; Resguardar o sigilo; Zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade; Propugnar pela defesa dos direitos humanos; e Entender a sua vulnerabilidade.
A Ouvidoria da FBBR atua nos diversos níveis da Instituição, abre canais de comunicação, exercita a mediação e fortalece vínculos, auxilia no exercício da autocrítica e da reflexão da instituição, estimula a participação responsável de todos na construção das relações institucionais.
Nossas principais metas são: Estabelecer canais efetivos de comunicação entre a Instituição e o usuário; Incentivar o respeito ao usuário; Dar sustentação ao banco de dados; e Utilizar as informações na melhoria do gerenciamento da Instituição.
Como utilizar a Ouvidoria?
O acesso à Ouvidoria poderá ser viabilizado, sempre de forma não anônima, através do nosso contato via e-mail [email protected] ou através do nosso Formulário ao lado.
Para que as respostas sejam rápidas e adequadas são seguidos os seguintes prazos
5 (cinco) dias úteis para resposta
10 (dez) dias úteis para a resposta.
A Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente em até 3 (três) dias úteis.
A Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente em até 3 (três) dias úteis.
A Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente em até 3 (três) dias úteis.
O setor envolvido terá 10 dias úteis para se manifestar sobre a pertinência e encaminhar a resposta para a Ouvidoria.
A Ouvidoria reiterará a solicitação, com prazo de mais 5 (cinco) dias úteis para a manifestação sobre a denúncia ou sugestão, contados a partir da data do recebimento.
O Ouvidor solicitará providências junto ao setor hierarquicamente e imediatamente superior
ao interessado por parte da unidade motivo da denúncia, reclamação, sugestão, elogio, deverá ser comunicada à Ouvidoria.
Juarez da Silva Paz
Doutorando em Difusão do Conhecimento/Analise Cognitiva, realizado atividades letivas na Unversidade de Coimbra(POR), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Graduado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo.
Fluxograma
É importante ressaltar que a ouvidoria guarda sigilo não só dos reclamantes, mas sobre os reclamados, não tendo o seu trabalho nenhum caráter punitivo, mas educativo, no sentido do desenvolvimento de uma cultura de cidadania, em que se perceba a importância de respeitar os direitos de cada um e de se cumprir os deveres.