Núcleo de Práticas Jurídicas

A metodologia do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da FBBR parte da premissa que é uma necessidade aliar o estudo da teoria jurídica com a prática. Neste sentido, as atividades desenvolvidas estão divididas em dois momentos que atuam de forma integrada e concomitante.

O primeiro se desenvolve em sala de aula através do estudo de casos práticos simulados e o desenvolvimentos de peças (petições iniciais, reclamações trabalhistas, contestações, dentre outras) sempre com o acompanhamento e orientação de um professor habilitado e com experiência jurídica qualificada.

O segundo momento, que ocorre em paralelo, se relaciona às atividades desenvolvidas diretamente no Núcleo de Prática Jurídica, neste, o aluno pode colocar em evidência o estudo teórico desenvolvido em sala de aula através do atendimento comunitário. Esta é a oportunidade que o estudante tem de relacionar o seu conhecimento atuando de forma a solucionar as situações práticas e conflituosas apresentadas. Nesta etapa, o atendimento é feito com o acompanhamento de um advogado, que oferece o suporte necessário ao atendimento do assistido pelo estudante. Logo após, as partes envolvidas são convidadas a uma tentativa de Mediação do conflito, e, apenas se houver insucesso nesta, é que a medida judicial cabível é estudada e aplicada. O processo é iniciado, e o estudante acompanha todo o desenvolvimento, inclusive, protocolo, petições incidentes, audiências e demais medidas necessárias. Ao fim deste ciclo o estudante experimenta todas as fases que envolvem o início, o desenvolvimento e o fim do processo.

Atendimento Jurídico Gratuito na FBBR

*Apenas para pessoas de baixa renda.

Para ser atendido, cadastre-se aqui:

Atendimentos presenciais de SEGUNDA a QUARTA, de 14 às 18h.

Endereço: Na Faculdade Brasileira do Recôncavo
AV. ALBERTO PASSOS, N 294, CENTRO, CRUZ DAS ALMAS

📞 ‎75 3017-0629
📲 75 9882-34776

Dr. Marcelo Velame - Advogado Responsável
Professor Franklin Peixinho - Professor Orientador

Responsáveis

Dr. Marcelo Velame

Advogado

Franklin Peixinho

Professor Orientador