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O Curso de Fisioterapia da FBBR está pautado em novos paradigmas, numa visão multifacetada, em que a formação profissional e cidadã, lado a lado, seja uma constante. A prática é respaldada em uma pluralidade de teorias, para estimular tanto em termos cognitivos como sócio-emocionais. Visando contribuir para o desenvolvimento das capacidades humanas, o curso de Fisioterapia surge para preparar o profissional com sólida formação geral, humanística, técnica e prática, de modo que possa atuar, com segurança, para a recuperação ou manutenção das funções motoras e orgânicas, nos diversos campos de atuação em saúde, seja no nível de atenção primária, secundária ou terciária.
A proposta da FBBR procura integrar o aluno no campo específico da Fisioterapia, articulando-o com outras áreas do saber através da interdisciplinaridade. Procura estimular o estudante na produção do conhecimento, na integração entre a teoria e prática, favorecendo a aprendizagem permanente, autônoma e dinâmica, preparando para a vida, para o mercado de trabalho, desenvolvimento da cidadania e para atenção especial às comunidades que carecem de assistência em saúde. Embasados nesses conhecimentos, o Bacharel em Fisioterapia poderá compreender e aplicar conceitos, procedimentos e estratégias de saúde, em situações diversas e no contexto tanto das ciências como das atividades cotidianas.
Conheça a lista de matérias de cada modalidade.
100h
1º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Anatomia Humana |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Biologia Celular e Molecular |
40 |
20 |
– |
|
3 |
60 |
Bioquímica |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Antropologia, Cultura e Sociedade |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Metodologia do Trabalho Científico |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Psicologia Aplicada à Saúde |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Fundamentos da Fisioterapia |
40 |
|
– |
– |
2 |
40 |
Vivencia Extensionista I |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
280 |
60 |
50 |
– |
19.5 |
390 |
2º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Anatomia do Aparelho Locomotor |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisiologia Humana e Biofísica |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Histologia, Genética Humana e Embriologia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Microbiologia e Imunologia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Comunicação |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Patologia Geral |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Vivencia Extensionista II |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
240 |
80 |
50 |
– |
18,5 |
370 |
3º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Fisiologia do Exercício |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Biomecânica |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Cinesiologia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Neuroanatomia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Bioestatística |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Epidemiologia Aplicada à Saúde |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Farmacologia Básica |
30 |
10 |
– |
– |
2 |
40 |
Vivencia Extensionista III |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
270 |
90 |
50 |
– |
20,5 |
410 |
4º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Bases e Métodos de Avaliação Fisioterapêutica |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Cinesioterapia |
60 |
20 |
– |
– |
4 |
80 |
Fisioterapia em Clínica Médica |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Termo-Foto-Eletroterapia |
30 |
10 |
– |
– |
2 |
40 |
Deontologia, Filosofia e Ética em Fisioterapia |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Saúde Coletiva |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Vivencia Extensionista IV |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
250 |
70 |
50 |
– |
18,5 |
370 |
5º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Fisioterapia Aplicada a Angiologia e Dermato-Funcional |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Aplicada a Dor |
40 |
20 |
|
– |
3 |
60 |
Hidroterapia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Imagenologia, Análise Clínica e Exames Complementares |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Recursos Terapêuticos Manuais |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Parasitologia |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Vivencia Extensionista V |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
240 |
100 |
50 |
– |
19,5 |
390 |
6º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Fisioterapia Aplicada à Cardiologia e Pneumologia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Aplicada à Neurologia I |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Aplicada à Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Aplicada à Pediatria |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Aplicada à Saúde do Trabalho e Ergonomia |
40 |
– |
20 |
|
3 |
60 |
Tecnologia em Saúde |
40 |
|
|
|
2 |
40 |
Vivencia Extensionista VI |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
240 |
80 |
70 |
– |
19,5 |
390 |
7º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Fisioterapia Aplicada à Geriatria |
40 |
20 |
20 |
– |
4 |
80 |
Fisioterapia Aplicada à Ginecologia, Obstetrícia e Proctologia |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Aplicada à Neurologia II |
40 |
20 |
|
– |
3 |
60 |
Fisioterapia Desportiva |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Prática Integradora em Fisioterapia I |
20 |
– |
– |
– |
1 |
20 |
Vivencia Extensionista VII |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
Optativa I |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
220 |
80 |
70 |
– |
18,5 |
370 |
8º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Administração e Gestão em Fisioterapia |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Órteses e Próteses |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Políticas de Saúde |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Fisioterapia Aplicada à UTI |
40 |
20 |
– |
– |
3 |
60 |
Prática Integradora em Fisioterapia II |
20 |
– |
– |
– |
1 |
20 |
Vivencia Extensionista VIII |
– |
– |
50 |
– |
2,5 |
50 |
Optativa II |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
Promoção e Educação em Saúde |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
280 |
20 |
50 |
|
16,5 |
330 |
9º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Estágio Curricular Supervisionado I: Ortopedia, Traumatologia e Esportiva, Reumatologia, Cardiologia, Angiologia e Geriatria. |
– |
– |
– |
200 |
10 |
200 |
Estágio Curricular Supervisionado II: Neurofuncional Adulto, Neurofuncional Pediátrico e Neonatal. |
– |
– |
– |
200 |
10 |
200 |
TCC I |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
40 |
– |
– |
400 |
22 |
440 |
10º Semestre |
||||||
COMPONENTE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA SEMANAL |
CR TOTALSEMANAL |
CH TOTALSEMESTRAL |
|||
Teoria |
Prática de LAB |
Prática de Ensino |
EST. SUPERV. |
|||
Estágio Curricular SupervisionadoIII: Dermatofuncional, Saúde da Família e Saúde da Mulher e do Homem, e Respiratória (Idoso, Adulto, Infantil e Neonato). |
– |
– |
– |
200 |
10 |
200 |
Estágio Curricular SupervisionadoIV: Hospitalar. |
– |
– |
– |
200 |
10 |
200 |
TCC II |
40 |
– |
– |
– |
2 |
40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA |
40 |
– |
– |
400 |
22 |
440 |
As Atividades Complementares, previstas nas Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado, licenciatura e Tecnologia, respectivamente, são entendidas como um conjunto de atividades normatizadas de forma geral pela Instituição e, de forma específica, nos projetos pedagógicos dos cursos, as quais deverão ser realizadas pelo discente no decorrer do curso.
Ações do Coordenador
Orientar os discentes quanto ao prazo para lançamento das atividades complementares no sistema acadêmico e sobre os
procedimentos para cumprir das Atividades Complementares.
ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o instrumento norteador das ações dos cursos de graduação. Nesse documento é explicitada a identidade formativa do curso nos âmbitos humano, científico e profissional, as concepções pedagógicas, as orientações metodológicas e estratégicas para o ensino e a aprendizagem, as formas de avaliação, o currículo e requisitos para a sua integralização e a estrutura acadêmica necessária ao seu funcionamento.
Ações do Coordenador
Acompanhado do NDE do curso, o coordenador deve atualizar seu PPC analisando suas diretrizes, ementas, bibliografias e sua demanda regional observando a interdisciplinaridade entre seus conteúdos. Como presidente do Colegiado, o coordenador é responsável por encaminhar o PPC para a aprovação do mesmo.
ESTÁGIO:
O Estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem como objetivo principal proporcionar aos discentes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e cidadania.
Ações do Coordenador
Acompanhar junto a Coordenação de Estágio o planejamento dos Estágios I e II para o próximo semestre letivo de 2024.1.
VISITAS TÉCNICAS:
As visitas técnicas possibilitam um contato com as práticas profissionais mediante um programa de visitas elaborado em conjunto com instituições, de forma a maximizar o aproveitamento do evento. Essa atividade é programada em várias unidades de sáude e cuidadosamente organizada de modo a complementar com exemplos práticos os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Ações do Coordenador
Orientar os discentes quanto à importância das visitas técnicas, pois nestas é observado a aplicação de diversas teorias
aplicadas em sala de aula.
MONITORIA:
Realizada para auxílio das atividades pedagógicas promovidas pela coordenação. Objetiva despertar no discente, que apresenta rendimento comprovadamente satisfatório, gosto pela carreira docente e pela pesquisa e assegurar cooperação do corpo discente ao corpo docente nas atividades de ensino e extensão.
Ações do Coordenador
Orientar os discentes que gostariam de ser monitores de diferentes disciplinas do curso sobre sua colaboração e cooperação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
CONTATO
CURSOS